domingo, 7 de dezembro de 2008

Provas de Natação:

- Provas Individuais:
Nessa prova, o nadador disputa a modalidade sozinho e pode competir em estilos diferentes e em percusos de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m. O nadador pode disputar costas, peito/bruços, borboleta/mariposa, livre/crawl e medley.


-Provas de revezamento:
Há dois tipos de revezamento: livre e medley. No revezamento livre, há 4 nadadores na equipa, cada um nada a sua parte, usando o estilo que desejar usar. A regra do nado livre deve ser aplicada na chegada. Cada etapa do revezamento deve ser nadada por ordem e um nadador não pode nadar mais de uma etapa do revezamento.
No revezamento medley, 4 nadadores participam na equipa, cada um nada um estilo de nado diferente. Os nados devem ocorrer na seguinte ordem: costas, peito, borboleta e livre. As regras pertinentes a cada estilo devem ser aplicadas. Ao final de cada etapa, as regras de cada nado devem ser aplicadas. os nadadores devem nadar na ordem descrita no cartão de nado.


Principais Ocorrências (desclassificações):
Ø Perda do contato dos pés com o bloco de partida antes do nadador anterior tocar na parede (especificar se é o 2º, 3º ou 4º atleta);
Ø Nas provas de medley, não terminar a prova ou realizar as viradas dos nados dentro da regra aplicada aos mesmos;
Ø Atleta que já nadou entrar novamente na piscina, durante o decorrer da prova ou no final da mesma;
Ø Mudar a ordem dos atletas da equipe, sem comunicação prévia ao árbitro geral pelo técnico da equipa.

Nenhum comentário: