quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Estilos de Natação

Estilo livre
Nessa modalidade o nadador pode optar pelo estilo que preferir. Na prática o estilo usado com mais frequência é o crawl, em que o atleta nada de peito voltado para o fundo da piscina e move os braços, paralelamente ao corpo, num movimento rotativo (quando um braço avança o outro recua), enquanto bate as pernas, também alternadamente. O estilo livre compete-se em distâncias de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m.












Estilo costas
O estilo costas tem uma técnica semelhante ao crawl, excepto que é praticado com as costas voltadas para o fundo da piscina. O estilo costas compete-se em distâncias de 50m,100m e 200m.







Estilo peito/bruços
No estilo bruços (ou peito) o atleta nada de peito voltado para o fundo da piscina, movendo os braços simultaneamente, "puxando" a água da frente para trás e ao mesmo tempo abre e fecha as pernas também sincronizadas. O estilo bruços compete-se em distâncias de 50m, 100m e 200m. Bruços ou de peito é o mais antigo dos estilos de natação de competição.







Estilo borboleta/mariposa
No estilo mariposa (ou borboleta) o nadador está também de peito voltado para o fundo da piscina, rodando os braços lateral e simultâneamente e batendo as pernas juntas. O estilo mariposa compete-se em distâncias de 50 m, 100 m e 200 m




Estilo Medley
Nestas provas os nadadores têm de nadar os quatro estilos alternadamente, em sequência que é:
Nas provas individuais: Borboleta, Costas, Peito e Crawl;
Nas provas de revezamento: Costas, Peito, Borboleta e Crawl.
Há provas de medley para as distâncias de 200m e 400m em piscinas de 50m, e 100m, 200m e 400m em piscinas de 25 metros.

Nenhum comentário: